Cores primárias, secundárias e terciárias explicadas

As cores primárias estão em toda parte quando observamos o tempo.  Então são Cores secundárias e terciárias. Como pessoa criativa, você provavelmente se inspira nas cores que vê no mundo. Sem dúvida, você pode ser movido para capturar o brilho de uma pintura.

Como se Tornar Designer de Estampas

Mas como mencionado em outro post, os artistas trabalham com pigmentos que são Subtractive Color. Como resultado,  muitas vezes acabamos com cores enlameadas que não se parecem com nada como imaginamos.

Por exemplo, você pode querer pintar os deliciosos morangos acima. No entanto, não basta apenas usar tinta vermelha. Você sabe disso, claro. No entanto, o problema começa quando você mistura outros pigmentos. Em vez de vermelhos deliciosos, você pode ficar frustrado porque os resultados são, por vezes, cores sujas e sujas.

Obviamente, você quer misturar  devista  cores que quase parecem boas o suficiente para comer. Portanto, você deve entender a raiz de cada pigmento de tinta que você usa.

As cores primárias são chamadas por uma razão

Em primeiro lugar, as cores primárias, amarelo, vermelho e azul,  estão no topo de qualquer estrutura de cores. Isso porque você pode pensar nas três Primaries como os pais originais de todas as futuras gerações de cores.

Na teoria, as cores primárias são a raiz de todas as outras cores.

Então, em outras palavras, você poderia misturar gazilhões de cores com apenas  trêspigmentos puros de Amarelo, Vermelho e Azul. É claro que é isso que eles nos ensinam na escola. No entanto, como escrevi em um post anterior do Color Wheel,  cor não é uma ciência exata.

O problema é que o pigmento de tinta nunca funciona assim na vida real. Por exemplo, se você misturar Cadmium Red + Ultramarine Blue, provavelmente ficará desapontado. Se você estava esperando uma violeta profunda e roxa, o resultado será uma surpresa total.

Para entender o porquê, precisamos examinar pigmentos de tinta. Uma cor de tinta amarela, vermelha ou azul primária geralmente se refere a uma tinta que contém  apenas um pigmento. Eles são pigmentos não misturados que não podem ser criados misturando outras cores.

A tinta é fabricada com pigmentos orgânicos, minerais e químicos. Como resultado, existem muitas tintas pigmentadas amarelas, vermelhas e azuis acessível.

Em nosso exemplo acima, o vermelho de cádmio é um tom morno e puro,  inclinado para a cor laranja . Azul e laranja são cores complementares. Brown é o resultado neutralizado que obtemos da mistura de cores complementares. Neste caso, é puro  Azul +  puro Laranja / Vermelho. Este resultado é ótimo apenas se você quiser um Brown rico.

Neste exemplo, se você quiser misturar um roxo rico, use um vermelho puro como o vermelho de quinacridona. Isso porque esse pigmento puro se afasta da laranja e se mistura harmoniosamente com o azul puro e fresco.

Cores secundárias são as segundas da fila

Em seguida vêm as três cores secundárias, laranja, roxo e verde. Pense nas cores secundárias como as crianças das três primárias, como mostrado acima.

Na teoria das cores, aprendemos que as cores secundárias são misturadas assim:

Detalhes

  • Amarelo + Vermelho =   Laranja
  • Vermelho + azul =   ROXO
  • Azul + amarelo =   VERDE

Novamente, como explicado anteriormente, a Teoria das Cores está correta na superfície.Mostra como as cores interagem em um mundo perfeito. Em outras palavras, serve como uma bússola geral para nos apontar na direção certa. 

  • No entanto, a cor da tinta no mundo real é outra coisa totalmente diferente. É por isso que tantos artistas pensam que uma roda de cores é inútil. Eles misturam vermelho e azul na esperança de obter roxo. Mas se você remeter para o meu exemplo na seção anterior onde nós misturado cádmio vermelho com Ultramarine Blue, você verá o t heory não parecem funcionar. Nesse caso, o resultado é um Brown inesperado. Em pouco tempo, sua roda de cores é colocada de lado, para nunca mais ser vista novamente.
  • Nós estaremos explorando os segredos internos de uma roda de cores em um post posterior. Nesse meio tempo, concentre-se em obter uma compreensão básica das cores primárias, secundárias e terciárias.

Cores Terciárias são os Inter-Betweens

Finalmente, as seis cores restantes são chamadas de Cores Terciárias. Pense nisto como os seis netos das cores primárias.

Novamente, a Teoria das Cores nos ensina que cada cor Terciária é o resultado de uma Cor Primária misturada com uma de suas cores Secundárias mais próximas . Portanto, acabamos com uma nova cor em algum lugar no meio.

  • Amarelo + Laranja =   AMARELO / LARANJA
  • Vermelho + Laranja =   VERMELHO / LARANJA
  • Vermelho + Roxo =   VERMELHO / ROXO
  • Azul + Roxo =   AZUL / ROXO
  • Azul + verde =   azul / verde
  • Amarelo + Verde =   AMARELO / VERDE

Como explicado anteriormente, em termos práticos, nós artistas podemos rapidamente nos encontrar misturando cores realmente feias. Se seguirmos a teoria muito literalmente, muita tinta será jogada fora. É sempre melhor experimentar algumas amostras de teste primeiro.

Visite Meu Site: Como se Tornar Designer de Estampas

One comment on “Cores primárias, secundárias e terciárias explicadas

Deixe uma resposta